segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

IGREJA - Visão, Missão e Valores





"E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades." Mateus 9.35
 
Não deveria ser difícil definirmos o que é a igreja. Isto porque, quando ela efetivamente nasceu, cujo “parto” está descrito no livro dos Atos dos Apóstolos, alguém perguntou: “O que será que isso quer dizer?” Atos 2.12. O Espírito Santo batizou a igreja dando-lhe a razão de sua existência. Ela, a igreja, falaria das grandezas de Deus a todos o povos. O batismo do Espírito Santo faria com que a igreja recebesse a ousadia necessária para cumprir sua missão.
 
O Senhor Jesus fez e ensinou os seus discípulos sobre esta visão. O texto de Mateus transcrito acima ensina que Jesus percorria “todas as cidades e povoados”. Esta é a visão: alcançar todos os lugares com a pregação do evangelho, com a boa notícia revelada que a “Porta” fora aberta para todas as tribos, povos, línguas e nações. Sendo assim, estando nítida a visão, a missão se evidencia e não pode ser outra senão alcançar os aflitos e exaustos, as ovelhas sem pastor. A visão e a missão se completam. A Bíblia diz que Jesus se compadeceu ao ver as pessoas exaustas e aflitas como ovelhas que não têm pastor. A profundidade e a cumplicidade da missão se percebem aqui. Isto porque, o verbo “compadecer”, originalmente, está relacionado com os órgãos vitais do corpo humano. A missão da igreja é compadecer-se do cansado e oprimido apresentando-lhe o Evangelho do Senhor Jesus que é o poder de Deus para salvação. È muito mais do que uma estratégia, um sentimento, ou mesmo uma melhora ou um paliativo social.  “compadecer-se” é o verbo que defini a missão da igreja. Cumprir a missão é mover os órgãos mais profundos do “Corpo”, mexe com a essência da igreja e defini sua existência. Cumprir a missão é questão vital. A igreja, portanto, não faz missão, ela é a própria missão.
 
Uma vez que a igreja tem definida sua visão e missão ela vive a realidade. Nada de modismos, ufanismo ou fantasia. A igreja encara a realidade de suas limitações. "A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos..."  (Mateus 9.37). Sendo assim, cônscia de suas limitações ela sempre dependerá de Deus. Daí a ordem de Jesus: “Rogai, pois, ao Senhor da seara..." (Mateus 9.38).
 
A Igreja é o Corpo de Cristo, batizado no Espírito Santo para ser e cumprir uma missão – anunciar em todo lugar as grandezas de Deus com compaixão e consciência de sua dependência de Deus. É suficiente? 

Fonte: http://www.ipb.org.br/application/index/articleReader/98096

Nenhum comentário:

Postar um comentário