quarta-feira, 17 de outubro de 2012

495 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE (1517 – 2012).

 
OS CINCO "SOLAS" DA REFORMA
A reforma do século XVI foi uma volta à doutrina dos apóstolos e não uma inovação. Ela pode ser sintetizada em cinco "solas":
1) Sola Scriptura (Gálatas 1:6-9). “Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir.” “Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias.”
2) Sola fide (Só a Fé) (Hebreus 11:1,6). “Fé é uma firme confiança nas promessas de Deus que por elas eu morreria mil vezes” (Lutero).
3) Sola Gratia. (Rm 9:15-16; Ef 2:1-10). “a graça de Deus, uma vez que seus desígnios não podem mudar, é tão impossível de ser perdida por aqueles a quem Ele a concedeu como é inatingível para aqueles aos quais Ele a negou” (Max Weber).                                                                                                                                       
4) Solus Christus (Atos 4:12; 1ª Timóteo 2:5). “Solo Christo” (Só Cristo) significa “Por Cristo somente”. Era uma expressão usada pelos reformadores para declarar que só se é possível receber a salvação de Deus através da mediação do Filho de Deus, Jesus Cristo. Com a declaração Somente Cristo, Lutero quis colocar Cristo no centro da existência humana... 
5) Soli Deo gloria (Só a Deus dai gloria). Afirma a doutrina bíblica de que a salvação é uma obra exclusivamente de Deus. Em seus eternos e sapientíssimo conselho realizou para sua glória. Por isso Ele é digno de todo o nosso louvor, honra e glória. A Deus pertence a salvação. (Jonas 2:9). 


Por Rev. Misael Ferreira de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário